Roberto Muniz comemora crescimento da energia eólica no país


Área: Senado - Fonte: Senado Federal

Roberto Muniz comemora crescimento da energia eólica no país

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Roberto Muniz (PP-BA) disse que o Brasil alcançou, nesta semana, a marca de 11 gigawatts de capacidade eólica instalada, em 443 parques e com mais de 5 mil aerogeradores.

Os dados são da Associação Brasileira de Energia Eólica, que congrega as indústrias do setor da energia eólica, disse o senador, que aproveitou para defender a retomada dos leilões para contratação de usinas eólicas no Nordeste.

Roberto Muniz lembrou que a produção de energia eólica é responsável por 7,1% da matriz elétrica nacional e disse que a capacidade instalada hoje equivale à prevista pela usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Sem a energia eólica, acrescentou o senador, a região Nordeste estaria sem água e sem luz hoje, o que mostra a importância dessa fonte alternativa para o país.

— Para se ter uma idéia do que estamos falando, o nosso país tem o potencial de gerar 500 gigawatts com as eólicas, ou seja, nós temos a capacidade de, no futuro, produzir, com os ventos do nosso país, três vezes mais energia do que estamos consumindo hoje — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Endereço: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/10/roberto-muniz-comemora-crescimento-da-energia-eolica-no-pais