Angela Águida Portella, Deputada Estadual de Roraima

Conheça o trabalho e a trajetória da deputada em Progressistas nos Estados

Publicado em 23/08/2021 13:36 - Atualizado há 1 mês

Angela Águida Portella é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e graduada pela Faculdade Cathedral em Gestão Financeira e especialista em Docência do Ensino Superior, pela Estácio Atual. A parlamentar também é bancária e professora do Estado de Roraima, e está no seu terceiro mandato de Deputada Estadual em Roraima.

Filha do ex-deputado Tião Portella e da ex-deputada Zenilda Maria Portella, suas ações foram pautadas no legislativo com a continuidade do trabalho social iniciado porseuspais. Nascida em Caçador, SantaCatarina,reside em Roraima há mais de 30 anos. Angela Águida Portella é casada, mãe de duas filhas e tem um neto.

Seu primeiro mandato ocorreu de 2011 a 2014, foi reeleita para o quadriênio 2015- 2018. No último pleito, Angela Águida Portella, sendo a primeira suplente da coligação, assumiu o cargo de Deputada Estadual, em 2 de abril de 2019, pelo Partido Progressista (PP), para o quadriênio 2019 a 2022.


Atualmente a deputada é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, é Vice-Presidente das Comissões de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social, e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa. Integra ainda as Comissões de Educação, Desportos e Lazer e de Viação, Transportes e Obras.

À frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a deputada Angela Águida Portella, destinou neste ano de 2021 emenda parlamentar ao município de Rorainópolis, para aquisição de um veículo para atender o Centro da Pessoa com Deficiência, o recurso prevê ainda a compra de cadeiras de rodas, muletas, aparelhos auditivos e outros materiais destinados a distribuição gratuita para atender a pessoa com deficiência e também para atender ações voltadas ao atendimento da pessoa com transtorno do espectro autista.

Entre as leis de sua autoria, merece destaque a Lei de N° 947/2014, que dispõe sobre os serviços temporários de Brigadista da Defesa Civil, no Corpo de Bombeiro Militar de Roraima (CBMRR). A parlamentar dedicou-se intensamente à aprovação da legislação para reconhecer e valorizar, homens e mulheres que contribuíam voluntariamente desde 1998 sem a devida cobertura legal até a aprovação da lei. Colaboravam com as missões destinadas aos bombeiros, nos casos de combate aos incêndios florestais, enchentes e alagamentos bem como as ações contra a dengue e outras necessidades da defesa civil. A deputada ainda destinou recursos à Defesa Civil do CBMRR, para capacitar e formar brigadistas em todo o estado. Em 2020, o Governo do Estado de Roraima lançou o processo seletivo para contração de brigadistas da Defesa Civil, com base na Portaria N° 124, de 18 de março de 2020, do Ministério do Meio Ambiente, publicado no diário oficial da União, que declara estado de emergência ambiental em Roraima, no período de setembro de 2020 a abril de 2021, e ainda de acordo com o Decreto N° 27.750-E, de outubro de 2019, que institui o Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Estado de Roraima. Recentemente, a deputada Angela Águida Portella, por meio de um pedido de Indicação de N°235/2021, foi a responsável por conseguir junto ao Poder Executivo, a manutenção do pagamento desses brigadistas, uma vez que no edital do certame está previsto uma pausa nos serviços e proventos dos profissionais. Com a aprovação por parte do Governador ao pedido encaminhado pela parlamentar, os brigadistas continuam auxiliando os bombeiros militares nas atividades da Defesa Civil, como também nas demais ações da administração pública, a exemplo, no apoio às barreiras sanitárias, contribuindo no combate à COVID-19 e entrega de cestas básicas.

Ao longo de mais de 10 anos no parlamento, Angela Águida Portella já foi presdente da Escola do Legislativo e, também, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social. Promoveu o 3° Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Assembleia de Roraima, para debater a redução da maioridade penal. Desenvolveu diversos projetos voltados às famílias e principalmente aos jovens, a exemplo o Parlamento Jovem Roraimense (PJR). Através desse programa, os alunos da rede pública de ensino, eleitos ao cargo de deputados jovens dentro de suas escolas por meio do voto, vivenciam e conhecem as atividades que competem ao legislativo. Com a execução do programa, coordenado pela deputada, alunos de Roraima tiveram seus projetos aprovados para participar do Programa Parlamento Jovem Nacional, que acontece anualmente em Brasília.

Fortalecendo Laços é o mais novo projeto social de autoria da Deputada Angela Águida Portella, o objetivo é o fortalecimento dos vínculos familiares, promoção, acolhimento e apoio à mulher gestante, facilitando o entendimento de suas transformações, buscando trazer maior nível de consciência e maturidade sobre as mudanças, emocionais, físicos, sociais e profissionais. O projeto será executado com recurso de emenda parlamentar em parceria com as Secretarias Municipais de Ação Social, em cinco municípios do Estado. Cada município irá cadastrar 40 gestantes que receberão uma bolsa remunerada no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), até os 12 meses de vida da criança e paralelo a isso, serão desenvolvidas rodas de conversa sobre temas relacionados a gravidez e ao bebê. Na maioria dos casos, as gestantes estão preocupadas com a situação financeira, com as dificuldades que irão enfrentar no período da gestação e depois com o nascimento do neném, por este motivo a parlamentar resolveu oferecer a oportunidade de autonomia financeira. Esse projeto realizará um trabalho de empoderamento feminino através de oficinas profissionalizantes nas áreas da beleza, artesanato, culinária entre outras atividades, desta forma as beneficiárias vão ter alternativas para complementar a renda familiar.

Angela Águida Portella segue sua caminhada política com compromisso, confiança, coragem e fé em suas ações.