Fake News serão debatidas em seminário da Fundação Milton Campos

Publicado em 03/08/2018 18:59 - Atualizado há 3 meses

Com a diminuição do financiamento de campanha e o aumento da penetração da internet na vida das pessoas, as campanhas políticas ganharam um novo espaço: a internet. Pensando nisso, a Fundação Milton Campos realiza no próximo dia 8 de agosto o seminário “Fake News e as Plataformas Digitais”. O objetivo do evento é discutir o risco que as fake news são para a liberdade de informação, as consequências para a democracia e como se defender.

A abertura do evento será realizada pelo presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI); pela presidente da FMC, senadora Ana Amélia; e pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim.

O seminário será dividido em três painéis: Desafios e limites no combate às Fake News; Dados pessoais e Fake News: o impacto político e, por fim, Os meios de comunicação e sua responsabilidade social.

As chamadas Fake News (do inglês, “notícias falsas”) têm atingido, por meio de sua difusão nas redes sociais, os mais diversos setores da sociedade. Impacto este que pode proporcionar relevantes efeitos no cenário sócio-político mundial.

O evento terá como público-alvo os parlamentares da Câmara Federal, do Senado, advogados, jornalistas, assessores e profissionais da área de comunicação.

Telecomunicações

No mesmo seminário, a partir das 14h, serão debatidos os desafios das telecomunicações e do setor audiovisual. O tema será abordado pela Certal – Centro de Estudos para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Acesso à Sociedade da Informação da América Latina, que tem sede na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Para esse tópico, são convidados os presidentes da Certal no Brasil e no Uruguai, Miguel Wedy e Pablo Scotellaro, respectivamente.

Além disso, também será debatida a questão do estado frente à convergência e multiplicidade dos meios de comunicação e a comunicação, justiça e regulamentação.

 

Expediente

Fake News e as Plataformas Digitais

Onde: Auditório do Interlegis (Senado Federal)

Data: 08 de agosto (quarta-feira)

Horário: A partir das 8h30