Fundação Milton Campos realiza seminário de prevenção ao uso de drogas em Teresina

Em 08/05/2016 - Fundação Milton Campos

A Fundação Milton Campos, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Prefeitura de Teresina, realizou a quinta edição do seminário Drogas Por Quê - Desafios para a Educação em Teresina.

Fundação Milton Campos realiza seminário de prevenção ao uso de drogas em Teresina

O objetivo do seminário é formar multiplicadores de conhecimentos acerca de ações preventivas ao uso de drogas, dentre elas a identificação de possíveis usuários e contato com as famílias. "Com o trabalho preventivo de profissionais que estão inseridos nas comunidades, como educadores e profissionais de saúde, por exemplo, é possível ter ações mais efetivas junto a crianças e adolescentes", explicou a coordenadora dos seminários no Piauí, Erinalda Feitosa.

Cerca de trezentas pessoas participaram do evento, que teve painéis e palestras ministrados por especialistas em prevenção ao uso de drogas e aconteceu durante todo o dia. De 2012 a 2015, foram capacitados mais de oito mil profissionais, em 19 municípios: Picos, Batalha, Teresina, Porto, Corrente, Cabeceira do Piauí, Cocal de Telha, Parnaíba, Luis Correia, Ipiranga do Piauí, Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Floriano, São Pedro do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Água Branca, Agricolândia, Sigefredo Pacheco e Castelo do Piauí.

Para a deputada federal Iracema Portella, responsável pela realização dos seminários no Piauí, a prevenção continua sendo o meio mais eficaz de manter crianças e adolescentes longe das drogas. "O poder da informação vai além do que esperamos. Crianças e jovens bem informados dificilmente vão se deixar levar por traficantes. Como costumo dizer, a luta contra as drogas é de todos nós. Família, escola, instituições e poder público precisam estar unidos neste objetivo", disse a parlamentar.

O seminário Drogas Por Quê? – Desafios para a Educação em Teresina foi ministrado por Maria Helena Albertani, orientadora educacional, Mestre em Educação pela PUC/SP, Especialista em Prevenção do Uso Indevido de Drogas, Gestão da Escola e Relacionamento Interpessoal, consultora em Educação e assessora em projetos com educadores, pais, alunos e comunidades; Aurélio de Souza, psicólogo clínico com formação em Psicanálise e em Saúde Pública pela USP, Especialista em Farmacodependência pela Unifesp e consultor em Saúde do Trabalhador e em Prevenção ao Uso de Drogas e Isabel Costa, educadora formada pela USP, Especialista em Prevenção ao Uso de Drogas pela PUC/SP, autora de livros didáticos e manuais sócio educativos e colaboradora e assessora em projetos de Orientação Sexual, Prevenção ao Uso de Drogas e Formação de Adolescentes e Educadores.